quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Cuidados com os pássaros em gaiolas



Um dos momentos que é necessário prestar mais atenção ao seu pássaro é o da muda. Trata-se de um processo em qual a plumagem muda para outra mais nova. Este processo é duro para a ave, pelo que devemos complementar a sua dieta com mais gorduras, proteínas, vitaminas, cálcio e hidratos de carbono.
Para os pássaros de estimação, as datas para a muda não estão determinadas no calendário pois encontra-se num ambiente com condições controladas, não dependem tanto do clima.
Para ajudar o seu animal na muda, um truque é borrifar o animal com água duas vezes por semana, pois a umidade favorece que se desfaça mais facilmente das penas mortas e assim acelerar este processo.
Para o cuidado dos bicos e das unhas, o melhor é o exercício diário que elas mesmas realizarão. Se ainda assim, observar que as unhas da ave são demasiado compridas, podes cortá-las com cuidado para evitar que o animal se magoe.
No caso dos bicos, quando uma ave não tem o desgaste necessário, este irá aumentar de tamanho podendo inclusive criar problemas durante a alimentação. Para evitar isso, será necessário colocar ossos de choco ou blocos de minerais no lugar onde o pássaro costuma estar. Outro elemento indispensável para a maioria das aves são os poleiros, pois são artigos que permitem às aves exercitar as suas patas. O recomendado é colocar na gaiola diferentes tamanhos e grossuras de poleiros para que o nosso animal não se acostume a uma medida fixa. Se não for possível, deveremos escolher uma grossura demasiado delgada pois caso contrário, não será aplicado a força suficiente com as patas para fazer exercício.
Devemos ter em conta na hora da colocação destes elementos na gaiola do animal, que os mesmos não devem atrapalhar ou dificultar o seu voo. Evitaremos pô-los por baixo de bebedouros e comedouros para evitar que haja algum tipo de acidente
Se temos várias aves, evitaremos pô-los uns em cima dos outros para que também não chateiem os outros animais.
Se estiverem chocando, evitar colocar o ninho muito alto, pois pode acontecer do filhote cair de muito alto. Deve-se também evitar vasilhas e comedouros no piso, embaixo da saída do ninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES