sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O QUE FAZER SE O CÃO NÃO QUER COMER RAÇÃO


A alimentação ideal para os cães é a ração. Nesse alimento estão concentrados todos os nutrientes essenciais a uma dieta saudável para o animal. As vezes o cão pode se recusar a comer a ração, porque foram habituados a se alimentar de comida de "gente" e podem desenvolver um paladar mais exigente, dessa forma recusando a ração.
Nesses casos, o que fazer ?
Não devemos substituir o alimento dele por outra coisa mais saborosa, pois o cão irá aprender, com o tempo, que sempre que deixar a ração intocada, outra coisa melhor será oferecida. É incorreto, também, fazer o cachorro participar da refeição dos donos, afinal se para nós a refeição cheira bem, imagina para ele. Muitos cachorros que ficam próximos à mesa durante as refeições podem desenvolver ansiedade, pois sabem que o alimento que seus donos estão ingerindo não lhes será oferecido. Isso pode entristecê-los e deixá-los revoltados com seu pratinho de ração, fazendo-os iniciarem uma greve de fome.


Outra coisa errada é deixar um pote repleto de ração durante todo o dia. Dessa forma, você não irá saber quando e o quanto seu cachorro se alimentou. Além disso, o prato cheio durante longos períodos favorece o aparecimento de formigas e outras pragas. A ração exposta, também pode fermentar, causando problemas estomacais no animal.

Como fazer o cachorro comer a ração?
O importante é descobrir formas de fazer o alimento se tornar mais atraente para o animal.
Quando o adestramento do animal é realizado com o auxílio de guloseimas, e isso interfere no seu apetite, comece a utilizar grãos da ração, dê a ele 1 ou 2 grãos de ração e procure realizar o treino pouco antes da hora da refeição, assim seu apetite já vai estar aberto quando chegar a hora de comer no prato.

Evite deixá-lo na sala de jantar durante as refeições. Coloque-o próximo A RAÇÃO dele, ele vai sentir fome e se alimentar.

Ao ter a ração recusada, essa deve ser guardada em um saco plástico, para continuar fresca e apresentada ao cão apenas na próxima vez, como se fosse outro alimento novo.

O alimento não deve ser mantido o tempo todo à disposição do cachorro, SE APÓS 10 MIN ELE NÃO COMEÇAR A COMER RETIRE A RAÇÃO E GUARDE PARA OFERECER NOVAMENTE MAIS TARDE.

Caso o cachorro insista em recusar a comida, pode-se tomar algumas MEDIDAS:

A ração enriquecida com um pouco de água quente,ou algumas gotas de caldo de carne (carne e ossos fervidos em água), ou algumas gotas de iogurte natural, ou azeite, pode vencer a obstinação do cachorro. Sempre que adicionar algum elemento à ração,faça na próxima refeição após ele ter recusado (nunca na mesma) e sem que ele veja que você adicionou algo ao alimento.Senão ele vai aprender que a recusa faz a ração melhorar.
Vá retirando aos poucos, com o tempo, os produtos que acrescentou, de forma a que ele vá se habituando lentamente com o sabor da ração pura.

Alguns cachorros, ao recusarem o alimento, recebem uma dose extra de atenção dos donos. Isso é comum e pode habituar o cão ao carinho que advém da recusa. Ele vai continuar agindo assim, pois muitos animais preferem carinho e atenção do que comida.

Às vezes um período de jejum serve para seu cachorro refletir sobre a comida. Um cão pode ficar 2 ou 3 dias sem se alimentar. Desde que não esteja doente ou debilitado, esse tempo não irá causar problemas de saúde nele. Neste tempo, aja naturalmente, apresentando sempre o pratinho na hora da refeição, até ele começar a ser vencido pela fome. Caso ele insista em não comer, além desse período de tempo, acrescente alguma nova substância no alimento, sem que ele veja.
Uma boa ideia é a mistura da ração seca com aquela vendida em latinhas. Por ser mais úmida e geralmente ter uma textura mais leve, o cachorro pode ser levado a experimentá-la, ingerindo o resto do alimento por efeito colateral.
Da mesma forma como já foi dito, basta, com o tempo, ir retirando aos poucos a nova ração e substituindo-a pela antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES