terça-feira, 28 de outubro de 2014

Como reproduzir o Trinca Ferro Verdadeiro em Cativeiro


Como fazer a reprodução do Trinca Ferro Verdadeiro em Cativeiro?
Existem 2 formas para reproduzir o Trinca Ferro Verdadeiro em cativeiro, a monogamia,

que é o sistema onde há formação de um casal, e os dois ficam responsáveis por criar e alimentar os filhotes, ou a poligamia, onde um macho é utilizado para cobertura de mais de uma fêmea. Independente do sistema que você escolher, existem algumas dicas que são muito úteis para quem deseja fazer a criação de Trinca Ferro Verdadeiro.

PREPARATIVOS PARA REPRODUZIR O TRINCA FERRO VERDADEIRO EM CATIVEIRO


O Trinca Ferro Verdadeiro é muito territorialista, sendo aconselhável deixar o casal junto apenas na época de reprodução, porém, antes de juntar o casal, é necessário que o criador realize uma aproximação entre macho e fêmea, o chamado “namoro”. Neste namoro, recomenda-se deixar macho e fêmea de Trinca Ferro apenas se escutando, para que ouçam os ruídos e piados um do outro. A fêmea irá escutar o canto do macho e irá se sentir atraída. Esse processo serve para aprontar um Trinca Ferro Verdadeiro.
LOCAL IDEAL PARA REPRODUZIR O TRINCA FERRO VERDADEIRO EM CATIVEIRO

O local aonde for ser feito o acasalamento de Trinca Ferro Verdadeiro deve ser bem claro e arejado. Não coloque a gaiola em locais com cantos retos, como nos cantos das paredes, evitando assim acúmulo de poeira, penas e restos de alimentos que podem atrapalhar a saúde e a reprodução dos pássaros. A fêmea de Trinca Ferro Verdadeiro realiza de 2 a 3 posturas por temporada, botando de 2 a 3 ovos em cada postura. Os ovos serão incubados por 13 dias e os filhotes podem ser separados da mãe aos 35 dias de idade. Após o nascimento é importante oferecer uma boa alimentação para filhotes de Trinca Ferro Verdadeiro, ela será a base de uma vida saudável no futuro dos pássaros.

Existem ninhos de Trinca Ferro Verdadeiro que você pode comprar e colocar para a fêmea. Estes ninhos basicamente são feitos de bucha ou sisal, com diâmetro de 10,5cm e 6cm de profundidade. É importante fornecer raízes secas, sisal cortado em pedaços de até 8cm ou fibras de folha de coqueiro, para que a fêmea possa melhorar e deixar o ninho do seu gosto. A maioria das fêmeas acaba deixando pouco material no interior do ninho, contudo outras podem encher muito o ninho, deixando um espaço bem pequeno.

Se a criação de Trinca Ferro Verdadeiro for feita no sistema da monogamia você deverá deixar o casal junto, eles irão acasalar e ambos irão tratar dos filhotes, mas tome cuidado pois não são todos os machos que querem ajudar a fêmea e nem todas as fêmeas que permitem que o macho as ajude. Muitos criadores utilizam de um bom viveiro para Trinca Ferro Verdadeiro para fazer o acasalamento. Se você optar pela poligamia, aproxime o casal com calma, juntando-os apenas quando você tiver certeza que a fêmea irá aceitar a “gala”. Se você simplesmente juntar o casal, poderá acontecer brigas. É importante saber as vantagens e desvantagens destes 2 tipos de criação do Trinca Ferro Verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES