sábado, 18 de outubro de 2014

Como eliminar carrapatos


Seu cachorro sem carrapatos utilizando tratamento ambiental Butox (Deltametrina) ou Triatox (Amitraz)

Para quem vive em casa, este é o princípio mais básico para evitar infestação por

carrapatos e funciona muito bem. Mantendo o seu gramado, arbustos e árvores pulverizadas você irá ajudar a reduzir e exterminar a população de pulgas e carrapatos em seu quintal.

Diminuindo o perímetro de reprodução de pulgas e carrapatos, seu cachorro estará bem mais protegido. Mesmo assim se sua região for muito afetada por populações de carrapatos, utilize associação de algum outro produto no cachorro. Mas normalmente tratamentos periódicos a cada 15 dias durante um período de 2 ou 3 meses, incluindo os lugares onde seu cachorro fica, normalmente geram resultados bastante satisfatórios e matam os carrapatos. Depois de eliminado o problema você necessitará fazer uma manutenção a cada 3 ou 4 meses de acordo com a necessidade.

Matar carrapato – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Triatox (Amitraz)

Produto químico para remoção imediata de carrapatos. O produto é concentrado e deve ser diluído em água. O Triatox tem indicação para ser aplicado diluído diretamente na pele do cachorro com uma esponja ou derramado sobre o dorso, com bastante cuidado para não escorrer nos olhos ou na boca. Você também poderá mergulhar as patinhas do cão em um balde com o produto. É um produto tóxico, enquanto estiver molhado e deverá secar naturalmente e a sombra, não dê banho no cachorro após a aplicação para não remover o produto. O ideal é ficar passeando de coleira com o cachorro até que ele seque, e controlando para que ele não queira lamber-se enquanto estiver molhado. 

Este produto é muito forte, mas para quem mora em casa com terreno grande e jardim, certamente é o tipo de produto que será mais eficaz para controlar situações endêmicas. Não deixe de ler os rótulos cuidadosamente antes de usar. Não use o produto em filhotes! É proibido para filhotes mais jovens que quatro meses e para cadelas em gestação ou amamentando. Também poderá ser pulverizado no ambiente em que o cachorro fica e garanto que este tratamento é bastante eficaz. 
Este produto não deve ser manipulado por pessoas cardiopatas, tampouco usado em cães cardiopatas.

Seu cachorro sem carrapatos utilizando Sprays de Fipronil

Outra aplicação tópica de carrapaticidas, é o famoso Frontiline spray carrapaticida, existem outros, o princípio ativo é o fipronil ele age no sistema nervoso central destas pragas, matando-as imediatamente após o contato com o pelo ou pele dos cães e pode ser utilizado sem perigo em fêmeas prenhes ou gestantes e em filhotes jovens
O fipronil ainda fornece proteção para algo em torno de um mês contra carrapatos. Estes Sprays são incríveis e podem ser usados para matar carrapatos em regiões endêmicas onde os carrapatos são mais predominantes, o único problema deste produto é o alto custo, mas é sem dúvida o mais indicado para qualquer tipo de cachorro.

Como fazer para tirar carrapatos do cachorro?

A melhor maneira para tirar carrapatos do cachorro é manualmente, coloque luvas de procedimento caso pretenda retirar o carrapato com as mãos. 
Você também poderá usar uma pinça para agarrar o carrapato pela cabeça que é por onde ele fixa-se na pele do cachorro.

Se o carrapato for pequeno e ainda não tiver inchado com sangue, a remoção é mais simples, caso ele já esteja inchado, você deverá ter muito mais cuidado para não estourar o carrapato, por isso nunca aperte o corpo do carrapato, é no momento que você aperta o parasita que ele libera a saliva e caso isso aconteça e ele esteja infectado pela doença do carrapato, irá infectar seu cachorro, além se provocar uma coceira bem insuportável na pele do animal.

Você também jamais deverá torcer o carrapato enquanto estiver tirando carrapatos do cachorro, ao arrancar eles da pele do cão. A ideia é apenas puxar o carrapato de forma precisa, suavemente e progressivamente, sem movimentos bruscos. Depois de remover o carrapato da pele do cão, coloque o parasita em um vidro cheio de álcool. Se o carrapato for pequeno e não estiver inchado, costumo queimá-los. É bem importante não jogar o carrapato no vaso sanitário, no lixo ou no chão, pois eles não morrem fora do hospedeiro. Estourar o carrapato também não é indicado, pois a fêmea se estiver inchada, liberará no ambiente futuros carrapatos.

Após remover o carrapato da pele do cachorro, limpe muito bem com álcool o lugar onde o carrapato estava alojado. Mesmo assim é possível que fique algum resíduo de saliva dos carrapatos, que acabam ocasionando uma pequena ferida com coceira no local afetado, mas tenha em mente que esta situação acontece ao tirar carrapatos do cachorro, devido a saliva deixada pelos carrapatos e não pelo fato de ter ficado a “cabeça” dele na pele do cachorro, como muitas pessoas acreditam. Na verdade isso é praticamente impossível de acontecer.

Mantenha o carrapato morto preservado em um vidro hermeticamente fechado, rotule o vidro com a data em que foi retirado o carrapato. Isto pode parecer estranho, mas se o seu cachorro adoecer, você poderá utilizar o carrapato para identificar qual a espécie e talvez possa ter alguma utilidade no tratamento de seu cachorro.

Nunca tente tirar carrapatos do cachorro sem usar luvas, ou esmagando-o entre seus dedos. Se você fizer isso, estará colocando sua saúde em risco, além de contaminando novamente o ambiente. Se o seu cachorro estiver doente e você recentemente encontrou um carrapato nele, procure um veterinário imediatamente. A maioria das doenças transmitidas por carrapatos podem ser tratadas com sucesso se o diagnóstico for feito rapidamente de forma correta. Mas a demora para tratar o cachorro pode ser um grande risco para a vida de seu cachorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES