quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Criação de Trinca Ferro Verdadeiro

Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro Verdadeiro Saiba Tudo Sobre a Criação de Trinca Ferro Verdadeiro

A criação de Trinca Ferro Verdadeiro, cujo nome Científico é Saltator Similis, é enorme no Brasil, pois ele é um dos pássaros silvestres mais apreciados pelo brasileiro, especialmente pelo seu canto. 

Na natureza ele é encontrado da Bahia até o Rio Grande do Sul. Devido a sua grande
distribuição, o Trinca Ferro acabou se dividindo em cerca de 8 formas de pássaros do gênero “Saltator”, e praticamente todas são iguais. Ele também acabou recebendo outros nomes, como Bico-de-Ferro, Tempera Viola, Pipirão, Estevo, Papa-Banana, Titicão, Tia-Chica, Chama-Chico, João Velho e Pixarro. 
Eles vivem à beira da mata, tanto nas baixadas como nas montanhas.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO TRINCA FERRO VERDADEIRO

O Trinca Ferro têm o corpo de cor olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdome cinzento-oliváceo, lavado de ocre no meio. Chegam a ter cerca de 20 cm de 

comprimento e a pesar por volta de 50 gramas.

Não apresentam diferenças visuais entre machos e fêmeas de Trinca Ferro,para ter certeza é necessário fazer o exame de DNA, que é a forma mais segura de identificar o sexo do Trinca Ferro. A outra forma de identificação é através do canto, sendo que apenas o macho canta vigorosamente, já a fêmea emite apenas alguns piados. Justamente o canto forte e vigoroso deste pássaros que fez com que ele fosse uma das espécies mais desejadas e criadas em cativeiro no Brasil, lembrando sempre da necessária permissão do IBAMA para se iniciar na criação.


 É um pássaro extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar seu domínio, essa característica torna o Trinca Ferro um alvo fácil de traficantes de animais.



ALIMENTAÇÃO DE UMA CRIAÇÃO DE TRINCA FERRO VERDADEIRO




O Trinca Ferro é onívoro, ou seja, ele come de tudo. 

Sua dieta baseia-se em frutos silvestres e insetos, podendo alimentar-se também de pequenos vertebrados, inclusive atacando ninhos de outras aves para alimentar-se de ovos e filhotes. 
Em uma criação de Trinca Ferro Verdadeiro em cativeiro, normalmente os donos fornecem uma ração de boa qualidade, que pode ser complementada com frutas, verduras e legumes. Na época do acasalamento é comum oferecer larvas de tenébrio para os filhotes.


PORQUE DEVO USAR LARVAS DE TENÉBRIO?


Larvas de Tenébrio na Alimentação para Pássaros Larvas de Tenébrio na Alimentação para Pássaros


As larvas de Tenébrio são
muito utilizadas na alimentação de pássaros como Curió, Trinca Ferro e Canário da Terra, especialmente por serem ricas em proteína animal, carboidrato, matéria fosfatada e fibras digestíveis. Essas larvas são ótimas para os pássaros, pois são facilmente consumidas pelos filhotes recém nascidos, e como já falamos, elas são muito ricas em nutrientes, o que garante bons resultados na reprodução dos pássaros. Porém as larvas de bicho da farinha não substituem a alimentação diária de seu pássaro, portanto elas devem ser usadas como um complemento alimentar.



Além de fazer bem e enriquecer a alimentação do pássaro, principalmente com proteínas, as larvas de Tenébrios são fáceis de se comprar, uma vez que diversas pessoas vendem em sites na internet ou em Pet Shops.

Você também pode optar por criar suas próprias larvas de Tenébrio em casa. 

 Você precisará de uma caixa de madeira com cerca de 50 cm de comprimento e do substrato do qual elas vão se alimentar, podendo ser uma boa ração para pássaros ou frangos, ou até mesmo pão seco.
O ACASALAMENTO NA CRIAÇÃO DE TRINCA FERRO VERDADEIRO


Com 01 ano de vida os Trinca Ferros estão prontos para reproduzir, sendo que eles fazem ninhos em arbustos a 01 ou 02 metros do chão, usando gravetos e folhas grandes. O período reprodutivo do Trinca Ferro Verdadeiro vai de agosto a novembro, e as fêmea fica piando, como sendo um sinal que está pronta para iniciar o processo de reprodução. As fêmeas botam de 02 a 03 ovos que são encubados entre 10 a 15 dias após o inicio do choco.

A reprodução do Trinca Ferro Verdadeiro geralmente acontece em gaiolas criadeiras com cerca de 80cm x 40cm x 40cm, sendo que estas medidas são suficientes para realizar o acasalamento. Você também poderá criar os Trinca Ferros em viveiros maiores.
O CANTO DO TRINCA FERRO VERDADEIRO

O canto do Trinca Ferro é forte e melodioso, muito apreciado por quem gosta de pássaros canoros. Seu canto varia um pouco de região para região, porém mantêm o mesmo tom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES