sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Como cortar a unhas do seu cão



Assim como as unhas humanas, as unhas de cães também merecem todo cuidado. Como e quando cortar as unhas do cachorro depende muito da raça e do estilo de vida de cada animal. Cães afiam suas unhas cavando, desgastando-as naturalmente, mas aqueles cachorros que não tem a oportunidade de afiá-las precisam fazer um corte de unhas regular. Quando você deixa de cortar as unhas do seu cachorro no tempo necessário a unha cresce, mas junto com ela, também cresce uma “Veia”, são vasos sanguíneos que ao cortar as unhas do cachorro além do limite podem sangrar. Por isso é importante que você não tente cortar as unhas de um cachorro bem curtas. É importante para manter as garras do seu cão bem aparadas no comprimento correto, pois se ficar muito tempo pode causar dor e crescer para dentro da pata incomodando o animal, o que pode provocar também quebra da mesma e até infecções. Unhas de cachorros devem ser cortadas com muito cuidado e necessitam de um tipo de alicate apropriado para isso.

Você pode cortar as unhas do seu cão em casa. Isto é particularmente fácil, mesmo seu cão tendo unhas claras ou escuras. No primeiro casos, você pode ver a veia dentro da unha e os vasos sanguíneos e nervos que abastecem a unha. Saber onde está a veia ajudará a cortar a unha no lugar certo. A recomendação geral é para cortar cerca de dois milímetros de distância da veia. Mas, se um cão tem garras pretas ou escuras, pode ser difícil ou impossível ver a veia e tornar o corte mais complicado. Você pode preferir, nesses casos, converse com seu veterinário sobre o corte de unhas de seu cão, Você também pode pedir orientação ao tosador ou banhista de pet shop para mostrar-lhe como efetuar o corte de unhas de seu peludo para que ele sempre possa caminhar confortavelmente.

Hora de cortar as unhas ! Você vai precisar destes materiais:

• 1 Alicate ou Cortador de unhas para cachorro

• 1 Lixa para unhas de cachorro

• Pó Hemostático ou amido de milho (para ser utilizado em caso de sangramento)



Comece observando a região entre os dedos, almofadas das patas e a base das unhas para checar o tamanho e se estão saudáveis, limpas e com o pelo desembaraçado (caso encontre “nós” apare cuidadosamente com uma tesoura, também é recomendável aparar os pelos entre a almofadinha e ponta dos dedos).

Posicione o alicate em um ângulo de 45º sempre mantendo um espaço para que você não corte a parte onde existe a veia. Cuidadosamente, vá cortando a unha na direção da veia, tendo cuidado para não cortar perto demais. Ao cortar as unhas escuras ou muito longas, a dica é cortar o fim da unha aos poucos com vários cortes pequenos para reduzir a chance de cortar acidentalmente a veia.

Lixe, se necessário, a ponta áspera da unha.

Se você cortar a veia, não entre em pânico, use o pó hemostático ou amido de milho para estancar o fluxo de sangue. Mesmo sem tratamento, o sangramento deve parar dentro de cerca de 5 a 7 minutos. Porem se o seu cão ficar lambendo a ferida, isso irá atrasar o processo de cura e coagulação do sangue. Dica: de para o cão algum snacks ou petiscos para entretê-lo.

Dar banho no seu cão antes amolece as unhas e deixa-as mais fáceis de cortar. Elogie bastante seu cão depois do processo para que ele não se sinta como se tivesse feito algo errado. Apare regularmente as unhas de seu cãozinho, isso evitará transtornos futuros e garantirá o bem estar dele!!!
ViewOfQuickForNailClipping

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES