sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Porque é preciso escovar os dentes dos cães

escova_dente_cao

É necessário escovar os dentes dos seus animais diariamente, já que os alimentos se acumulam entre os dentes, predispondo à formação de placa bacteriana e tártaro, mal hálito, salivação excessiva e perda dos dentes. Antes de iniciar a escovação é indicado levar seu cão ou gato para uma avaliação do médico veterinário. Porém, se você nunca
escovou os dentes do seu cão, nunca é tarde para começar. Mesmo que você nunca tenha escovado, iniciar a escovação previne a evolução da doença. O ideal seria que a escovação fosse realizada diariamente, por um período de 15 minutos.

JAMAIS, USEM PASTAS DE DENTES PARA HUMANOS, SEU CACHORRO PODE SER INTOXICADO! Pode desenvolver uma gastrite, entre outras coisas.

As pastas de dentes devem ser de uso exclusivamente veterinário, todas as pastas de uso veterinário são formuladas para que o cão possa engolir, sem causar nenhum dano.. Não devemos usar pastas humanas. Existem escovas de dentes específicas para cães, que apresentam cerdas macias e tamanhos apropriados. As “dedeiras” também podem ser utilizadas e podem facilitar a escovação.

DICAS PARA ESCOVAR O DENTE DO SEU CÃO

 - Compre uma pasta gostosa. Gostosa para o cachorro, não para você! Muitas pessoas estranham pasta com gosto de carne e preferem uma de menta. Mas certamente para seu cachorro é melhor a com gosto de comida.

-Prepare-se para perder várias escovas! No começo eles vão querer brincar com a escova e acabarão mordendo.

- Para começar use dedeiras e lambuze na pasta com sabor gostoso.


- Se possível comece com a escovação do cão ainda filhote para que se acostume.

- Existe escova apropriada para cães que são conhecidas como as dedeiras que são macias e toda de borracha, proporcionando maior facilidade na escovação.

- O antisséptico oral indicado por alguns veterinários, se o uso for prolongado pode amarelar os dentes, por isso tome cuidado.

Dicas:

Deixe o seu cão brincar com a escova para conhecê-la melhor;

Varie os sabores e veja qual ele gosta mais.


Limpeza de tártaro é NECESSÁRIO ?

Indica-se uma avaliação anual com o médico veterinário, para que ele avalie a real necessidade de realizar a limpeza de tártaro… Com certeza em uma determinada época da sua vida, ele irá precisar realizar esse procedimento…

A limpeza de tártaro ou tratamento periodontal é indicada para os cães que já apresentam tártaro, já que o mesmo pode predispor outras doenças, além de doer e incomodar o animal na hora da alimentação.

existem petiscos específicos para cães que podem ajudar na prevenção do tártaro… Depois que o tártaro já se formou, apenas o tratamento periodontal irá remover… Depois de realizado o tratamento, esses petiscos irão ajudar a prevenir a formação de placa bacteriana, e, consequentemente, a formação de tártaro. . Procure o seu médico veterinário para prescrever os produtos de escovação, prevenção e indicar ou não o tratamento periodontal (limpeza de tártaro).


É importante ressaltar que o cão não começa a perder os seus dentes porque é velho, mas sim, porque durante toda a sua vida não houve um cuidado com a sua dentição. O acúmulo de tártaro causa uma inflamação na gengiva e uma exposição da raiz do dente além de extremo mau hálito. Como conseqüência, ocorre à queda do dente. O normal é que um cão idoso apresente dentes menores causado pelo desgaste natural do uso ao longo dos anos, mas espera-se, que ele possua todos os seus dentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES