O Google está fazendo algumas alterações no Google Friend Connect, agora os seguidores necessitam ter uma Conta do Google para fazer login no Google Friend Connect para seguir os blogs.
Se você que me seguia e não tinha cadastro no Google, por favor faça o seu cadastro e volte a participar da minha lista de seguidores e saibam que senti sim muita falta de vocês! Estou lhes esperando com o maior carinho!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Obesidade, animal gordinho não é sinal de saúde



Se você acha que animalzinho gordinho é sinal de saúde,acredite isso não é verdade! Obesidade não é nada saudável, é uma doença que afeta vários órgãos entre eles o coração e o fígado. Causa doenças cardíacas, hepáticas, articulares, de pele, entre outras. Além disto, se seu animalzinho precisar de alguma intervenção cirúrgica o risco aumenta na hora da anestesia, e quanto mais velhinho seu animal, mais problemas a obesidade causa.

A obesidade é classificada em um escore, de acordo com a condição corporal do animal.

A condição corporal é avaliada de 1 a 5, é relacionado com o peso ideal, sendo que:

1: caquético (>40% abaixo do peso)

2: magro (20~40% abaixo do peso)

3: normal

4: robusto (20~40% acima do peso)



5: obeso (>40% acima do peso)







Abaixo uma ilustração demonstrando o escore da condição corporal do cachorro e do gato. 



Não existem muitos estudos sobre as raças mais propensas a adquirirem obesidade, mas sabe-se de antemão que animais de pequenas raças são mais predispostas devido ao humanização e o contato mais próximo com o dono. Entre elas citamos o beagle, poodle, basset hound, dachshund e cocker. Também ressaltamos o labrador, collie e golden retriever dentro dos susceptíveis.


Em grande parte, o dono é considerado o responsável pela doença do animal, pois são eles que os alimentam, dando alimentos inadequados o que resulta na obesidade, o grande vilão muitas vezes é o petisco adocicado e agrados em geral, como bordas de pizza, bolachas e até chocolate humano, o que é tóxico para os animais, podendo levá-lo a morte. O ideal é dar petiscos adequados ao consumo animal encontrado em pet shops.


Outro grande vilão, ao se falar em obesidade, é a superalimentação; toda embalagem de ração tem a quantidade recomendada para cada animal, variando conforme a idade, porte, raça e peso (assunto mais aprofundado no artigo sobre ração). Esta quantidade é diária, sendo dividida de acordo com o número de vezes que você alimenta seu animalzinho. Por exemplo, se seu animal é alimentado 2 vezes ao dia, e a quantidade recomendada é de 1 xícara diária, você deverá dividi-la dando apenas 1/2 xícara pela manhã e 1/2 xícara a noite. Portanto a alimentação nunca deve ser administrada a vontade; parecerá pouco, mas não é, este é o essencial. Há estudos que informam que animais que recebem ração a vontade tem a expectativa de vida menor, em 2 anos, aos que recebem ração na medida adequada, chamamos isso de restrição alimentar.


As rações são a melhor escolha para seu animalzinho, não devemos alimentar cães adultos com rações de filhotes, pois estas apresentam mais minerais e gordura, afinal filhotes necessitam de mais energia e nutrientes (entre eles o cálcio) para se desenvolver. Também diferenciamos ração de acordo com o porte, animais de raças mini ou pequenas são hiperativos necessitando de mais gordura/energia que cães de grande porte. De igual forma as rações de cães e gatos, sendo que os gatos necessitam de mais proteínas e de aminoácidos que eles não produzem, como a taurina.


Lembre-se rações de gatos são para gatos, de cães para cães assim como de filhotes apenas para filhotes (aproximadamente 1 ano de idade). Alimentar seu animalzinho com a ração errada pode levá-lo a obesidade ou a alguma deficiência alimentar.

Para saber se seu animal apresenta esta doença, observe-o durante as brincadeiras, se ele ficar cansado facilmente, tiver dor nas articulações e/ou mancar, além de não apresentar cintura e estiver acima do peso. Se o seu cão apresentar estes sintomas de obesidade, consulte um veterinário para elaborar uma dieta balanceada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGEM EM DESTAQUE

Artesanatofofo Aulas e Dicas - INSCREVA-SE!

VISITE MEU CANAL NO YOUTUBE! TODA 5ª FEIRA , GRÁTIS UMA NOVA VIDEOAULA DE ARTESANATO Mais uma videoaula de crochê do meu canal Artesanat...

POSTAGENS POPULARES