sexta-feira, 27 de março de 2015

Escolha a melhor raça para ter em apartamento


Algumas raças de cachorro são mais apropriadas para serem criadas em apartamento, principalmente os cachorros de menor porte, já que raças maior tamanho  necessitariam de um  espaço maior. Apesar de cachorros de porte grande ou muito agitados até podem acabar se adaptando a espaços mais apertados, caso sejam orientados desde cedo e disciplinados a aguardar  o momento de sair e brincar, interagir com os outros animais e se divertir com o dono.

Muitas vezes, no entanto, cachorros pequenos são educados de maneira equivocada e, embora sejam indicados para viver em ambientes menores, ficam impacientes e enraivecidos o tempo todo, demandando muita paciência e compreensão da família.


Para evitar casos assim, o ideal é escolher bem a raça de cachorro que você irá adotar. Sabendo de antemão suas características, fica mais fácil decidir de que forma ele será educado.

Abaixo, 5 raças de cachorros ideais para apartamento. São raças pequenas e inteligentes, que se adaptam com facilidade e se tornam grandes companheiras de seus donos.

1) Poodle Toy
 O poodle é inteligente o suficiente para aprender a rotina da casa e respeitá-la. 
No entanto, justamente pelo sua capacidade de aprendizado, é muito importante que ele seja treinado desde cedo, para que não aprenda a se comportar de maneira errada.


Escolha a raça ideal pra você.

A raça tem 4 tamanhos conhecidos, 
e todos os tamanhos podem ser aceitáveis em um apartamento: o gigante, de até 60 cm; o médio, de até 45 cm; o miniatura, de até 35 cm; e o toy, de até 28 cm.No entanto, aconselhamos o poodle toy por ser mais fácil tratá-lo e por ele caber em qualquer espaço.


Como cuidados essenciais com o animalzinho, a escovação com escovas fortes desde cedo, para que o pelo não embarace e mantenha-se sedoso. Filhotes podem ser escovados com cerdas de nylon, devido à pelagem mais sensível.


Os banhos devem acontecer com pouca frequência. Na verdade, você pode lavá-lo apenas quando necessário, observando para que não entre água nos ouvidos.

Depois de adultos, devem ser tosados, para que o pelo se desenvolva devidamente. Além disso, em locais muito quentes, o poodle pode sofrer com o calor, o que ocasionará doenças de pele.

Por outro lado, se ele vai viver em zonas muito frias, ou que tenham um inverno mais rigoroso, aposte em roupas quentes para que ele não sofra.

Lembre-se, também, de treiná-lo bastante. Um poodle deve aprender alguns truques, de maneira a não ficar ocioso. Ele adora demonstrar que aprendeu. Comece com os ensinamentos básicos.

Poodles são considerados uma das raças mais inteligentes de cachorro. Seu aprendizado é obrigatório para mantê-lo calmo e obediente.


2) Buldogue (ou Buldogue Inglês)

Cachorro bastante sensível, o buldogue é um típico habitante de apartamentos. Como gosta de deitar-se preguiçosamente em volta do dono, ele pode passar o dia inteiro dormindo, descansado, sem dar qualquer trabalho.

Embora seja robusto, forte e muito musculoso, ele não é exatamente um cachorro de guarda. Dificilmente será agressivo (a não ser que seja treinado para isso).

No entanto, ele é observador e vigia atentamente as visitas e pessoas estranhas que estiverem em casa.


Buldogue é uma raça fiel e carinhosa.
Não é um cachorro territorialista. Ele não vai disputar espaço com outros animais da casa e, quando é bem treinado, torna-se uma criatura bastante tolerante com gatos e outros bichos.

O buldogue é uma ótima companhia para crianças. Por saber brincar e dosar sua própria força, ele consegue se divertir sem machucar as pessoas com suas mordidas.


Os cuidados principais são em relação aos olhos e à pelagem. O buldogue precisa ter seus olhos limpos delicadamente todos os dias.

Além disso, as muitas rugas do seu corpo e cabeça precisam ser bem observadas, para evitar a proliferação de fungos.

O exercício diário é importante para que ele mantenha o peso e a capacidade respiratória. No entanto, deve-se evitar o excesso, prejudicial a ele.

Outro cuidado importante é a exposição ao sol. Essa raça não tolera dias muito quentes. Dessa forma, os exercícios, nesse caso, devem ser mais brandos e rápidos.

Para apartamentos, o buldogue se torna uma ótima opção por ser um cachorro tranquilo, pouco afeito a crises de ansiedade e, principalmente, silencioso.

3) Maltês

A principal característica da raça é o apego excessivo ao dono. O maltês não gosta de estar separado da família, e a dificuldade em enfrentar a solidão pode ser um grande empecilho para tê-lo em casa.

Por não ser um cão muito independente, ele pode se mostrar ansioso e muito histérico quando se encontra fechado sozinho em um apartamento.


Um treinamento bem executado pode ser a solução.

Por outro lado, para quem deseja um boa companhia, e um mascote extremamente fiel, ele se torna a opção mais acertada.



Porte realmente pequeno.
Por se tratar de um cão sério, o maltês não é muito afeito a brincadeiras. No entanto adora participar do dia a dia do dono, acompanhando-o onde este for, sem reclamar.


Outra característica é sua preferência por adultos. O maltês não aceita muito bem as crianças e pode ser bem intolerante com a forma como elas brincam com ele.


Trata-se, além disso, de uma raça territorialista, que não gosta que seu espaço seja invadido por outros animais da casa, razão porque deve ser feita uma boa socialização com gatos e outros cães que vivam no mesmo local.


Se a família permanece muito tempo ausente, indica-se habituar o animalzinho desde cedo a períodos sozinho.


De qualquer forma, é uma raça que necessita de longos passeios para exercitar-se. Por pequeno que seja, o maltês tem muita energia para gastar.


Os cuidados incluem a escovação frequente e banhos de 15 em 15 dias, ou quando estiver muito sujo. Seu pelo tem a tendência a embaraçar, o que faz da escova um item muito necessário.


O maltês é uma raça de companhia, e como tal deve passar a maior parte do tempo junto do dono. Nessa situação, irá demonstrar toda sua fidelidade e carinho.



4) Daschund (Linguicinha)


A raça daschund (em alemão, cão texugo) foi originalmente criada para caçar pequenos animais e entrar em suas tocas, de onde eram arrastados para fora.




O linguicinha tem porte muito pequeno.
De porte pequeno, atualmente a raça contempla 3 tamanhos diferentes, sendo o toy o menor.

Com relação ao pelo, há duas espécies: o pelo longo e o curto e liso. O cão de pelo longo é mais quieto e comportando em relação ao de pelo curto. Este gosta de latir e é mais agitado.

Como temperamento, temos uma raça com muita energia e que precisa exercitar-se constantemente. É independente, mas gosta de estar perto da família, interagindo e brincando.

O daschund ainda traz o instinto caçador e gosta muito de escavar a terra. Brincadeiras como correr atrás da bolinha, brincar de pega-pega e simples corridas de velocidade são as preferidas e vão fazê-lo gastar energia.

Como cão de companhia é uma ótima opção. É um cachorro fiel e destemido, muito conhecido pela sua bravura. Ele dificilmente irá recuar em uma batalha e irá se colocar entre o dono e qualquer outra ameaça.

Muito de seu caráter está relacionado com a forma como a raça foi construída. Dessa forma, embora de pequeno porte, ele irá se relacionar bem com crianças, mesmo em brincadeiras mais pesadas.


No entanto, a socialização deve ser prioridade, visto que esse cão é bastante individualista e prefere ser respeitado.


Por ter um temperamento forte, a educação é de extrema importância, e desde cedo ele precisará receber limites. De igual maneira, desde cedo deverá ser educado a não latir em excesso e a ficar sozinho em casa, se o dono se ausenta por muitas horas.


Os principais cuidados devem ser em relação à pelagem, no caso da espécie de pelo longo, com escovações frequentes e cuidados de higiene. De forma geral, por ter uma coluna muito longa, a alimentação deve ser bem equilibrada, para evitar forçá-la.


O pelo e o peso devem ser constantemente observados. Os exercícios são importantíssimos e se não acontecerem regularmente, o dono terá em casa um cachorro hiperativo.



5) Pequinês


Não é tão fácil hoje em dia encontrarmos cães da raça pequinês por aí. Mas em outros tempos era um animal de estimação bastante popular.




O Pequinês já foi uma raça imperial.
Acredita-se que seja uma das raças mais antigas. Sua imagem foi encontrada em peças de bronze de 4 mil anos de idade.


O pequinês era um cachorro de posse exclusiva da corte imperial chinesa, e era sacrificado quando o dono falecia, para acompanhá-lo em sua viagem ao além.


Dono de um dos temperamentos mais fortes entre os cães, ele não gosta muito de ser desafiado. Sua educação e treinamento devem ser realizados o mais cedo possível.


Os truques básicos o irão ajudar a se comportar com maior disciplina. Ele tem grande necessidade de limites, sem os quais se torna um cachorro rabugento e descontrolado.


É indicado para casais maduros, ou com filhos que já passaram da infância. Isso porque o pequinês não tolera muito as brincadeiras infantis, e pode ficar raivoso com certos desafios.


Como companhia, é afável e fiel, acompanhando o dono de forma grudenta e insistente.


Como o daschund, será necessário ensiná-lo a ficar sozinho, se a família costuma ausentar-se com frequência.


No entanto, depois de habituado à rotina da casa ele não mais dará trabalho, e se tornará um cachorro silencioso e discreto.


Os exercícios necessários são caminhadas diárias para esticar as pernas e fazer suas necessidades.


Ele não costuma se interessar muito por pessoas estranhas e outros animais, mas, por ser territorialista, não irá tolerar desconhecidos invadindo seu espaço.


Deve ser ensinado a receber visitas desde filhote para não estranhá-las depois de adulto.


O pequinês irá demandar cuidados com o pelo longo e com a pele em volta dos olhos. Ele não deve ficar exposto ao sol com frequência, pois não suporta muito o calor e, além disso, tem tendência a desenvolver catarata.


Como companhia, a fidelidade é sua habilidade mais desenvolvida.



Aposte na raça ideal pra você

Tenha em mente que a melhor raça de cachorro é aquela que se adaptaria com facilidade ao seu dia a dia. Alguns cachorros gostam muito de paz e solidão, e preferem interagir menos com as pessoas.


Outros vão sofrer demais se a família ficar ausente durante o dia inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES