segunda-feira, 6 de abril de 2015

Bebedouro para Beija-Flor


k1-b

Para receber em sua casa a visita de um beija-flor, muitas pessoas decoram seu lares com bebedouros para essas  aves.  Mas algumas pessoas acreditam que podem estar prejudicando o pássaro colocando água com açúcar para ele beber.

O bebedouro não substitui completamente as necessidades nutricionais dos beija-flores, já que além do néctar das flores, os beija-flores se alimentam também de pequenos insetos e artrópodes, de onde obtêm proteínas.

O uso de açúcar comum ou mel em bebedouros não é muito adequado, pois são produtos que fermentam rapidamente, podendo contaminar os pássaros com fungos que causam uma micose na boca e podem levá-lo à morte, sendo indicado nestas ocasiões o uso de solução ou néctar para beija-flor, por ser um alimento natural e saudável e encontrada a venda em muitos petshops. É recomendado e muito importante que se troque diariamente o líquido dos bebedouros e o lave adequadamente. O interior do recipiente pode ser limpo com o uso dessas escovas próprias para limpar mamadeiras. O ideal também é que o bebedouro não tenha muitos ornamentos, pois esses dificultam um pouco na hora de serem limpos.

Outro ponto importante é mantê-lo longe de insetos como formigas, vespas, baratas, etc. Tais insetos, além de competir pelo alimento com os pássaros, carregam parasitas, especialmente fungos que infectam os bebedouros. Um sinal visível, da infestação por fungos, é o pronto escurecimento do bocal e até pétalas das flores artificiais, logo após a visita dos insetos. Sendo assim é recomendável ao se notar o escurecimento das flores de plásticos, estas devem imediatamente ser esterilizadas com algum composto clorado (destinado a purificar alimentos como verduras, e jamais usar produtos comuns de limpeza) e bem enxaguadas antes de serem reutilizadas.

A alimentação complementar(néctar) de beija-flores é feita com uma mistura de quatro partes de ÁGUA FILTRADA para uma parte de solução, medidas em volume. 
Por exemplo: em 100 ml da mistura, teremos 80 ml de água e 20 ml de solução. O excesso da solução é desperdício, mas não chega a causar problema aos animais. Esta solução fornece energia, mas as aves continuam necessitando buscar os pequenos insetos para sua dieta em proteínas.

Um comentário:

  1. Parabéns Artigo extremamente Relevante !!

    Giordano
    http://www.vidamansa.com
    http://www.puzzle3d.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES