O Google está fazendo algumas alterações no Google Friend Connect, agora os seguidores necessitam ter uma Conta do Google para fazer login no Google Friend Connect para seguir os blogs.
Se você que me seguia e não tinha cadastro no Google, por favor faça o seu cadastro e volte a participar da minha lista de seguidores e saibam que senti sim muita falta de vocês! Estou lhes esperando com o maior carinho!

domingo, 19 de abril de 2015

Por que gatos arranham os móveis?



Arranhar os móveis, tapetes e outros utensílios domésticos são do seu ponto de vista, um comportamento destrutivo. No entanto, do ponto de vista dos gatos, este é um comportamento natural, provocado por uma necessidade biológica de manter suas garras em forma, assim como proporcionar uma forma de exercício para os ombros, pernas e patas através do alongamento e retração. E, provavelmente, algo que os fazem se sentir muito bem! Não significa que o gato é estressado, agressivo ou nervoso, como muitos dizem ou acabam arranhando os móveis da casa justamente por não terem um objeto próprio.

Outro motivo que eles têm para arranhar o mobiliário é emocional. Eles têm glândulas odoríferas em suas patas; não é um odor forte, porém, é bastante distintivo. Arranhar objetos é uma forma de anunciar a presença do seu animal para outros gatos e outros animais, e deixar claro que aquele local já tem dono. Paradoxalmente, um gato pode arranhar o seu móvel favorito como uma forma de marcar você como o seu dono ou dona.

Proteger a sua mobília e outros itens domésticos não são impossíveis, mas pode exigir um pouco de criatividade e esforço.

O filhote começa a arranhar apenas a partir dos 3 meses de idade, aproximadamente. Há uma tendência cultural dos proprietários de pets preocuparem-se – na maioria das vezes – somente com o passatempo dos cães, comprando brinquedos, etc. Mas e os gatos? Eles também precisam de atividade e de ao menos um arranhador.

Antes de tudo é preciso levar em consideração o porte e o estilo de vida do seu gato para comprar o modelo mais adequado. Portanto se você tem um bebê gato em casa, o ideal é já ir pensando em um bom arranhador, mesmo que ele ainda não tenha 3 meses, como forma de familiarizá-lo com aquele objeto em casa.

E não basta apenas comprar o arranhador e colocá-lo em um cantinho qualquer. Quando chegar com o brinquedo, mostre-o ao seu gato, chame-o para brincar. Coloque em um lugar acessível. Com o tempo, pode ser que você mude o objeto de lugar. Vá experimentando.

Mas caso seu gato já seja adulto, é recomendado, em um período inicial, restringir o acesso dele ao seu sofá, até que ele esteja adaptado ao arranhador. Uma boa ideia é colocar o arranhador próximo ao sofá, borrifar ou esfregar um pouco de erva-do-gato como atrativo. Premie o seu gato com um carinho ou um petisco que ele goste muito, cada vez que ele arranhar no lugar certo. A adaptação pode levar algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGEM EM DESTAQUE

Artesanatofofo Aulas e Dicas - INSCREVA-SE!

VISITE MEU CANAL NO YOUTUBE! TODA 5ª FEIRA , GRÁTIS UMA NOVA VIDEOAULA DE ARTESANATO Mais uma videoaula de crochê do meu canal Artesanat...

POSTAGENS POPULARES