sábado, 30 de maio de 2015

Você sabia que seu gato pode ter acne?

É, igual a que nós humanos temos: cravinhos, cravões, e até espinhas, que podem inflamar e infeccionar se não forem tratados corretamente.

Qual a aparência da acne felina?

A acne nos felinos aparece principalmente na região do queixo e às vezes na região dos lábios, e é mais comum do que se imagina. Pode aparecer em qualquer idade, tanto em machos quanto em fêmeas, em gatos SRD ou de qualquer raça. Pode aparecer e de repente sumir, ou ser muito difícil de conseguir tratar. Alguns gatos aparentemente não sentem qualquer desconforto, mas em outros a acne pode coçar e ser muito dolorida. É comum haver perda de pelos, inchaço e vermelhidão.

A foto acima mostra um caso extremo de acne felina, com pústulas (espinhas) e um alto grau de inflamação e infecção. Isso é muito perigoso para a saúde geral do gato! Muitos gatos no começo só apresentam um queixo “sujinho”, com pequenos pontos pretos (cravinhos) entre os folículos do pelo. Em alguns casos, o quadro não sai disso, mas em outros, os cravos se tornam espinhas, e podem inclusive causar infecções bacterianas secundárias, por isso precisam ser tratados do modo correto. Em gatos persas a condição também pode afetar o rosto e as dobrinhas da pele. Complicações da acne normalmente ocorrem em gatos brancos, ou com o queixo clarinho, mas gatos de qualquer cor podem ter acne, então fique atento, se o seu gato é preto ou de uma cor mais escura e você não consegue somente visualizar os cravinhos, como na foto abaixo, passe gentilmente a ponta da unha no queixo do seu gatinho para tentar sentir qualquer pontinho.



Qual é a causa?

A resposta mais curta é “causa desconhecida”. Mas existem vários fatores que podem contribuir para o aparecimento da acne nos nossos gatinhos:
stress
limpeza inadequada
excesso de bactérias (por exemplo, potinhos de ração sujos)
produção excessiva de oleosidade
dermatite/sensibilidade de contato
sistema imune suprimido
presença de outras infecções ou doenças

Um dos grandes suspeitos para a acne felina é o potinho de ração/água de plástico. Além de alguns gatos terem alergia de contato ao plástico ou aos corantes nele usados, hoje em dia acredita-se que os níveis de bactéria encontrados nesses potinhos de plástico são uma das maiores causas do problema. Com o uso e lavagens frequentes, os potinhos de plástico vão ficando cheios de micro-ranhuras, um ambiente altamente propício para o desenvolvimento e acúmulo de bactérias. Portanto, o uso de potinhos de vidro, metal (aço inox SIM, alumínio NÃO!) ou cerâmica, assim como a lavagem frequente dos potinhos, irão ajudar na prevenção do problema. Como dissemos, as bactérias encontradas no potinho de plástico são uma das possíveis causas, mas não a única, portanto não é só porque seus potinhos não são de plástico que seu gato está livre de ter acne.



Como é feito o diagnóstico?

Em casos em que a acne evolui para espinhas e há inflamação/infecção, é muito importante que o veterinário faça o diagnóstico, pois é preciso eliminar a possibilidade de qualquer outra causa, como por exemplo parasitas, infecções fúngicas ou bacterianas (primária ou secundária), pulgas, etc. É indicada uma avaliação da saúde geral do gato.

Os testes feitos incluem cultura de fungos e bactérias, raspagem de pele, e até biópsia de pele em casos graves.

Qual é o tratamento?

Normalmente a acne é ‘controlada’, e não curada. Tratamentos caseiros incluem lavar o queixo uma ou duas vezes por dia com um sabonete neutro ou com sabonete ou shampoo de clorexidine ou outro antisséptico recomendado pelo seu veterinário. Para as espinhas, compressas de água morna ou compressas feitas com saquinho de chá (camomila, que é calmante) ajudam a aliviar a dor. Ao lavar o local, você pode esfregar gentilmente com uma gaze ou algodão para ajudar a tirar os cravinhos, e se forem muitos, passe um pente fino. Seque muitíssimo bem, e passe um creminho de mupirocina. E sim, pode espremer o cravinho, desde que observando os mesmos cuidados de higienização que temos (ou deveríamos ter) com nossa própria pele. Se esses cuidados não forem observados, pode piorar o caso. Evite espremer espinhas, que já estão inflamadas.



Use sempre potinhos de aço inoxidável, vidro ou cerâmica para a água e ração. Lave os potinhos diariamente.

Para casos mais graves, o seu veterinário provavelmente irá prescrever tratamentos adicionais, tais como:
antibiótico via oral ou injetável
antibiótico tópico (e nesse caso, cuidado extra com o que é usado, pois gatos se lambem e engolem o medicamento)
injeção de corticoide para acalmar a inflamação
shampoos manipulados em farmácia

Acho que meu gato tem acne!

Se você perceber uns poucos pontinhos pretos no queixo do seu gatinho, proceda com a higienização diária do local, conforme recomendado acima. Mas, se perceber qualquer piora, sinal de inflamação ou infecção, consulte o seu veterinário. Um diagnóstico correto no início do problema irá reduzir ou prevenir infecções secundárias e o tratamento será mais fácil. Também irá reduzir quaisquer infecções causadas pelo trauma do gato ficar coçando o queixo nos casos em que a acne coça e causa dor.

E repetimos: NUNCA use produtos ou medicações humanas no seu gato sem antes consultar o seu veterinário. Alguns produtos podem ser fatais para o seu gatinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES