segunda-feira, 30 de março de 2015

Por que o cachorro treme ?

Alguns donos ficam muito apreensivos e se perguntam por que o cachorro está tremendo? quando seu cachorrinho começa a tremer, aparentemente sem causas óbvias, nessas ocasiões, treme o corpo todo, ou a cabeça ou, ainda, o traseiro.Em alguns casos pode acontecer dele tremer apenas as patas posteriores; em outros, os tremores são acompanhados por ganidos ou gemidos baixos.

Fora aquelas situações em que o bichinho está feliz ao ver o dono, ou porque percebe que vai passear, esses tremores podem ser indícios de condições de saúde, graves ou moderadas, e é sempre bom ficar atento.

A principal causa das tremedeiras no cachorro pode estar relacionada com a dor. O cachorro se sacode na tentativa de afastar o desconforto ocasionado pela dor localizada ou generalizada pelo corpo.
Dependendo da raça, e do porte do cachorro, bem como da idade, as dores seguem um mapa conhecido na maioria das vezes.

Cães pesados e de porte grande, principalmente aqueles acima do peso, podem sofrer de displasia de quadril ou artrite. Nessa condição, o cachorro pode tremer ao levantar-se da cama ou após praticar um exercício mais exigente (ou até mesmo exercícios leves, se a condição já estiver adiantada).

É fundamental o dono do animal de grande porte verificar onde o cão dorme e evitar que seus membros inferiores fiquem "esmagados" sob o peso do corpo. Além disso, a umidade do local pode agravar essa situação.

Em alguns casos a tremedeira pode estar localizada apenas nas patas, e podem indicar um ferimento, uma distensão muscular ou outro desconforto localizado.

O animal não vai informar por escrito o que está sentindo, motivo pelo qual o dono deve estar atento aos seguintes indícios:

1) o cachorro geme ao se levantar da cama ou ao deitar-se, como se praticar qualquer um desses atos fosse muito difícil;

2) evita movimentar-se com frequência. Se era um cão ativo, permanece quieto a maior parte do tempo; evita brincadeiras de que antes gostava; é difícil fazê-lo se levantar até para ir comer.


3) não demonstra mais alegria ao ser convidado para passear, ou demonstra uma alegria discreta.


Comece verificando se sente algum desconforto nas patas, apertando-as suavemente. Se doerem o cachorro vai tentar retirá-las da sua mão. Ponha-o em pé e veja se a postura está correta, se ele "coxeia" das patas traseiras ao caminhar, se procura se deitar o mais rápido possível para acabar logo o exercício. É possível verificar com alguma facilidade a exata localização da dor, e isso vai tornar a ida ao veterinário mais breve e objetiva.


Esse exame rápido não substitui a ida ao profissional, mas pode ajudá-lo a encontrar o diagnóstico correto mais brevemente, o que facilita o tratamento.


Outras condições mais graves também podem causar os tremores, como doenças ou lesões relacionadas ao cérebro e medula espinhal.


Ainda, diabetes ou doença renal podem causar alterações nos movimentos do mascote, principalmente tremores nas pernas. Nesse caso, uma dieta através de rações com menos sódio e a suspensão de guloseimas serão obrigatórias, além do acompanhamento médico regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES